terça-feira, outubro 04, 2005

Deu para perceber a Injustiça

Excelente programa o de ontem sobre a Justiça, no Prós & Contras de RTP1.
Ficámos mais e melhor informados e o ministro Alberto Costa esteve particularmente esclarecedor.
Conseguiu até fazer ressaltar que a Ass. Sindical dos Juizes vai fazer greve não contra as medidas do Governo- sobre o funcionamento da Justiça, com as quais está, pasme-se, de acordo, mas contra as declarações de José Sócrates que os engloba no mais vasto grupo das "corporações".
O que a ASJ não foi capaz de explicar é porque - tendo sempre, afinal, pugnado por medidas idênticas às que agora o Governo tem para a Justiça, nunca fizeram greve contra outros governos exigindo a sua implementação...
Esteve igualmente bem o ministro quando apelou veementemente aos juizes para que não fizessem greve, evitando assim mais uma machadada na imagem da Justiça e dos Tribunais em Portugal.
Foi igualmente claro na enumeração das medidas do governo para resolver os bloqueios existentes na Justiça.
E nas suas prioridades: Descongestionar os Tribunais, reorganizar o mapa judicial e elevar o nível tecnológico dos tribunais com a desmaterialização de muitos milhares de Processos.
E depois explicou que o que não há, é mais dinheiro para uma classe de portugueses que não pode estar acima da sociedade. Que o governo está a pedir sacrifícios a todos e que os magistrados terão que também contribuir para tal.
Quem não esteve nada bem foram aqueles que, lutando pela manutenção do regime e financiamento do serviço de assistência social da Justiça, emitiam o argumento de que os gastos individuais nesse sistema seriam inferiores à média dos gastos individuais na ADSE.
Bom, a ser verdade, isto seria uma boa razão para reduzir a média dos gastos na ADSE, visto os Srs. magistrados e famílias serem moderados nas doenças... Por outro lado ficaram sem palavras quando Alberto Costa denunciou que os magistrados, funcionários da justiça e suas famílias, beneficiavam não apenas no tal sistema de saúde da Justiça mas também da própria ADSE.
Têm afinal o melhor de dois mundos.
Deu para perceber a Injustiça!

1 comentário:

Carlos Alberto disse...

Foi interessante de ver que, enquanto um Ministro, demonstrava aos Portugueses as medidas, que a seu ver, irão melhorar o funcionamento da Justiça, e por conseguinte a vida de TODOS OS PORTUGUESES, os Operadores do Sistema, Juizes, MP e Oficiais de Justiça, estavam preocupados a olhar para o seu umbigo. A imagem que passaram para todos que os poderam ver e ouvir foi a de que um melhor funcionamento da Justiça, para estes senhores, não passa de um pormenor. No fundo tudo se resume a um problema de DINHEIRO.