sábado, outubro 01, 2005

O que sabemos e o que ignoramos
Le rouge et le noir

Nós, aqui em Portugal, vivemos uma situação informativa que ainda vai dar muitas teses de doutoramento, muito ensaio sobre a cegueira e variados estudos sobre a nossa lobotomia socio-comunicacional.

É verdade! Querem ver?

- Somos herdeiros de uma História do tamanho do mundo e o que a nossa televisão dá, são programas a ridicularizar as forças armadas ( que por acaso não dizem ai!). Entretanto dão-nos todos os horrores da ocupação do Iraque

- Temos um capital de relacionamento com o Japão, País onde ainda há festas populares deixadas pelos portugueses, onde foram os portugueses que fundaram Nagasaki ( sim, essa que levou com a bomba!) e os jornais dão-nos todos os pormenores sobre as disputas do poder emIsrael! com entrevistas em directo e exclusivas com o Sharon! O que é que temos com isso?

- Do Brasil nem é bom falar. O que nos dão são as telenovelas e o Jõ Soares a contar anedotas dos portugueses! Sobre o novo Brasil, sobre as novas políticas sociais e ducativas, nada. De seguida e todos os dias fornecem-nos carradas de notícias sobre a economia da Finlândia, da Suiça.

- A nossa vizinha Espanha é já hoje a 3ª ou 4º economia da Europa. Sobre ela conhecemos as bombas, os epifenómenos e pouco mais. Enchem-nos é de notícias sobre as desavenças dentro da família real britânica. A Catalunha é já umEstado independente da Espanha. Sabiam? Consequências para Portugal? Alguém sabe?

- De Angola, que a guerra acabou, nada sabemos; Sobre Moçambique foi-nos dito na última notícia datada de Fevereiro que se confirmava que tinha entrado para a CommonWealth britânica... Entretanto o que é que nos falta saber sobre o Zimbabwe e a nacionalização das terras dos brancos ingleses?

- O Kosovo, senhores, o Kosovo! Sabemos tudo! Nunca nos disseram foi nada sobre a Venezuela onde há 300.000 portugueses. Ou antes o que nos contam da Venezuela são umas notícias com origem em Washington...

- Alguém ainda tem dúvidas sobre as bolsas de NY, de Tókio, De Hong-Kong? E, absolutamente, ignoram o que se passa na Ilha da Madeira!

- Sobre o Iraque até já sabemos os nomes dos afluentes dos rios. Do Afeganistão é que parece haver menos notícias igualmente boas! E nada nos contam sobre os descendentes dos portugueses no Haway ou na Tailândia.

- Sobre a mulher do Tony Blair e demais artistas do rock britânico até sabemos as suas preferências sexuais. Não houve ainda espaço para nos informarem sobre a verdadeira situação da seca, do Alqueva e do que nos espera, de facto, caso não chova dentro de três meses!

Tenho ou não razão para agradecer à nossa comunicação social o facto de nos pouparem tanto à realidade que nos podia interessar para nos despejar em cima montanhas de lixo informativo, sem qualquer interesse, mas que visa lobotomizar-nos lentamente a todos! Obrigado, muito obrigado!


Sem comentários: