sábado, outubro 01, 2005




Hugo Chavez retira todos as reservas de fundos dos Bancos Americanos e investe na Europa.

Ao mesmo tempo, apela à criação de um Banco Interamericano para o qual está preparado a investir fortemente e a combater a pobreza e miséria na América Latina.

A Venezuela é o 5º exportador mundial de crude e responsável por 15% do abastecimento dos EEUU.

Hugo Chavez está a ser seriamente visado por campanhas de preparação psicológica para um amaior intervenção dos EEUU na Venezuela.


Hoje mesmo um alto quadro da administração Bush considera "preocupante" a situação da propriedade privada na Venezuela e diz não compreender as nacionalizações de terras a que o governo venezuelano mete ombros.

Trata-se da reforma agrária em curso naquele País do Caribe.

Há portanto duas notícias a compor este quadro: Uma, a retirada de petrodólares dos EEUU, outra, a reacção de protesto contra as nacionalizações na Venezuela. Estão os EEUU a sugerir a Chavez a nacionalização dos bens americanos naquele País? Já vimos essa provocação antes.

Dada a relevância petrolífera da Venezuela, a sua política de independência versus o patrão do norte e a sua crescente influência e amizade com outros países não alinhados com Washington, uma coisa parece clara: O Hugo Chavez Frias, que transpira simpatia e coragem, que se cuide.

Já vi outros cairem por menos, e de muito alto! Ou então o grande vizinho do norte está em rápido declínio por todo o mundo e não tem tempo, dinheiro, nem oportunidade para "resolver" o problema como sempre tem feito na América: Hahiti, Chile, Panamá, Nicarágua, Cuba, Colômbia, Rep. Dominicana...you name it!

Nós estaremos cá para ver os outros capítulos.

Sem comentários: