Será para acabar de vez com a Escola Pública?
É que se não é, parece!
Aproveitando uma excelente lista das bases(?) da contestação da Fenprof/CGTP/PCP, nada como desmontar cada uma das queixas feitas "argumentos":
A todos os profs., e em especial ao Anónimo das 18:38, que fez uma lista de disparates no profblog.org, mas que agradeço:
a)Coordenação de Departamento não remunerada; - Têm que dar 36h por samana , sabiam?
b)Aulas de apoio não remuneradas;- Afinal já não é a avaliação o problema? É o trabalho? Não querem? Podem sair que há outros que desejam trabalhar.
c)Aulas de substituição não remuneradas;- Afinal é dinheiro que querem mais ?
d)Direcção de Instalações não remunerada;- Que é isto de direcção de instalações? Foi promovido a porteiro?
e)Desenvolver actividades extracurriculares não remuneradas.- A questão é que vos mandaram dar aulas e trabalhar? Tadinhos! Parece impossível!
f)Visitas de estudo não remuneradas.- Queriam dar mais passeios e receber em dobro? Além do que já recebem pela tal hora de passeio? Está-se mesmo a ver!Injustiças! exploração do Homem pela Mulher!
g)Reuniões fora de horas não remuneradas.- Se calhar foi a Ministra que vos mandou marcarem essas reuniões infindáveis de quem não se sabe organizar nem trabalhar. Coitados!
h)Reuniões à noite, fora de horas.- à noite? Ui!! Corror!! e o lobo mau não vos apareceu? Não comeu nenhum de vcs?
i)Ficar fechado na Escola horas sem fim, sem condições de trabalho, em vez de estar em casa a preparar as aulas. - Deve ser mais a preparar as explicações. Enganou-se?!
j)Estar na Escola à espera que um colega falte, como se os colegas cumpridores fossem os responsáveis pelos colegas faltistas; apontem uma outra profissão onde se passe o mesmo.- Oh Diabo!, não me diga que há faltistas na vossa profissão? Há-os que não querem ser avaliados?E vc aí, mais para a frente, vai dizer que TODOS deviam ser iguais e proguedir igualmente na carreira, não vai? Eu sei que vai! Daqueles que faltam todo o ano? Dos que não querem saber da EP para nada? E vcs estão solidários com esses e que a EP se lixe, não é? Que maçada essa de ter de dar aulas de substituição . Um horror! E vc pergunta se haverá outra profissão em que tal aconteça? está a reinar? nunca ouviu falar em profissionais dignos? Mineiros, Médicos, Polícias, Militares???
k)Que a Sra. Ministra obrigue a trabalhar mais horas e o agradecimento passe apenas por um obrigado cínico no Parlamento.- Já está melhor: Srª Ministra. Gostei. Agora é que borrou a pintura. Então se a Ministra agradece, é cínica, e vc insulta-a? Como educador estava a pedir um correctivo!
l)Que um colega de outra disciplina assista às nossas aulas.- Palavra ? Isso pode acontecer? Um outro colega a assistir? Um horror e um atentado à vossa imensa capacidade profissional para produzirem jovens bem formados e com qualificações. parece impossível!! Já não há privacidade!Mas isso já não foi alterado para colegas da mesma disciplina? Vá lá ver os apontamentos, homem...
m)Que as notas dos alunos que não querem estudar te impeçam de progredir na carreira. - Lá está vc com lapsos de memória. Ou com ataques de vigarice? Isso não foi alterado p/ Ministério? Ou, no máximo, daria uma míni percentagem na avaliação compensada por outros items? Faça lá um esforço que vc chega lá!
n)Com o congelamento dos vencimentos e progressão na carreira. - Fácil! faça o favor de se auto-avaliar e de promover a avaliação e já vai ter progressão. Não quer? Pois bem, fica retido como vcs fazem a milhares de alunos marginalizados...Simples nao é?
o)Que a maternidade, morte de um familiar próximo te impeça de progredir na carreira.- Porquê? A aldrabice e a mentira não são para aqui chamadas. Onde é que isso está escrito? Isso apenas é mais uma falsidade! Juizo!
p)Com o Estatuto do Aluno. -Qual o problema do EdA? Vcs não querem que as crianças sejam os destinatários da EP? Não querem que este País se torne como os outros? Só querem direitos, sem deveres? e o contribuinte a pagar? reformas aos 52 aninhos? com 2500 Euros e depois vão para os Colégios chupar mais uns tontos?
q)Com a diminuição da autoridade dos PROFESSORES.- Porque é que há professores com autoridade com aulas decentes, que não faltam e cumprem e há-os como vc? Perderam a autoridade? Foi culpa de quem? da Srª. Ministra? Faça o favor!!! Antes do PS a Educação era uma maravilha? pois era. Vcs faziam ronha e recebiam por a fazerem! Acabou-se essa mama!
r)Com os insultos e agressões por parte de alguns alunos e respectivos Encarregados de Educação. - Agora já começo a gostar. Não me diga que a população escolar já não vos pode ver? Que vos dá na cara? E vcs continuam a fazer arruaças a comprar ovos e tomates e a arrebanhar crianças para esses números de grande civismo? E depois não têm autoridade? Acha que deviam ter? Acha mesmo???Isto quem semeia ventos....
s)Com a destruição da Escola Pública.- Não me diga que estas medidas de organizar e estes investimentos massivos são para acabar com a EP? Olhe que precisa de mandar ver essa cabeça e esses olhos!
t)Com a divisão da carreira em duas: titular e não titular colocando Professores contra Professores. - Afinal lá volta a avaliação, perdão o ECD,: Todos no topo e ao molho!? Mesmo aqueles que aí em cima vc tratava de mandriões? Isso é que era um regabofe! Sem hierarquia, nem respeito por ela, de preferência...
u)Com as cotas na progressão. - ----Para professor é uma pena que não saiba o que quer dizer "Cotas". Que tal umas Novas Oportunidades para um portuguiês básico?
v)Com os critérios que levaram à escolha dos professores titulares.--- Já vi que continua a não perceber nada do que fala e como escreve...Durante anos andaram a obrigar os jovens professores, acabados de entrar na carreira, a fazer o trabalho que não dava redução de horário - a única coisa que vos motiva depois do dinheiro!!!- e agora queixam-se que eles é que ficaram titulares? Foi uma gaita não foi? Talvez umas grevezitas vos retemperem o ânimo!
w)Com o péssimo ambiente de trabalho que se está a instalar nas Escolas.- Pois, compreende-se , o bom ambienmte era o do deixa-andar-que- logo-chumbamos-os-"gajos"-e-nós- para-o-ano-nem-aqui-estamos, não era? A EP que se lixasse! e os filhos dos pobres também, que vcs tinham era explicações para dar!
x)Com o fim dos destacamentos. - Faltava esta pérola. O que era bom era tirar o lugar a alguém em Cascos-de-Rolha e, depois, ao abrigo de uma qq regra avulsa e idiota, requerer o destacamento para onde queriam ficar...Dando assim a volta aos valores do CGP e à Listagem de prioritários...e a EP que se lixasse, e os alunos que ficassem sem aulas durante meses à espera que toda a máquina se recuperasse das golpadas ...Uma maravilha essa escola de que tem saudades! e a Ministra acabou com esse regime de tanta justiça e tanto rigor educativo? Lá está. Vc tem razão. É mesmo para acabar com a Escola Pública. Continue a denunciar(-se) ! Vá por aí que toda a gente percebe ao que veio!
y)Com os concursos por três anos. - Claro, o bom era concursos todos os anos e as escolas sem professores, sem projecto e sem responsabilidade. Isso é que era Bom: Posso dar-lhe uma boa notícia? Os Concursos qq dia acabam mesmo e então é que é ver os C.Ex. a escolherem os melhores e, os piores, a irem para os tais Cascos-de-Rolha....ou ficarem mesmo sem vagas...A culpa será toda da Srª Ministra. Tem razão!
z)Com o trabalho excessivo.- É uma profissão de desgaste rápido. Veja a forma como se arrastam pelas arruaças e pelas passeatas de autocarro à custa das CM do PSD e do PCP...
aa)Com a permanência na Escola de 40 horas. - Um horror! Tem razão. Qual é o trabalhador que permanece no local de trabalho por tanto tempo? Eu despedia-me!
bb)Que os Professores se substituam aos Pais e que os Pais só sirvam para procriar. - Perdão? então os professorezinhos já não truca-truca? O ideal mesmo era uma escola sem alunos ! Sem filhos de qq natureza ou espécie! Façam uma greve a exigir as escolas vazias! Boa!
cc)Que Professores tenham 10 Turmas, mais de 250 alunos e 1500 testes para corrigir por ano, para não falar dos trabalhos. - Sabe o que acho? Acho que o nível da matemática vai subir neste País. A ver os professores a praticarem tanto as continhas...pelo menos a aritmética básica vai ultrapassar o do português ( o tal das "cotas")
dd) … Depois de tudo isto, a Sra Ministra agradece chamando-te preguiçoso, incompetente, mentiroso, humilhando-nos, colocando os Pais contra os professores, impedindo-nos de progredir na carreira.- Não me recordo de ela ou algum Secretário de Estado ter dito isso assim a frio...mas olhe que se não disse, dá para pensar depois de vos ver, ouvir e ler....cambada de madraços!
cc)Em resumo a Sra. Ministra dá mais trabalho e ao mesmo tempo diz que para dignificar a carreira tem que pagar menos ao impedir que todos cheguem ao topo da mesma. - O que a Srª Ministra mandou foi que fossem responsáveis e empenhados e quanto à progressão estamos conversados....
ee)O mais engraçado, é que ela ia implementando tudo isto sem darmos conta, só agora é que acordámos, dava a impressão que a reforma não era para nós. O grande erro da Ministra foi ter apertado, de uma só vez, tanto a corda e ela ter partido. "A carga era maior que BURRO e o BURRO caiu…" - E eu digo que dificilmernte se levanta! Quem sou eu para o levantar.
ff) Se tivéssemos assistido às reuniões sindicais e aderido em massa à greve aos exames há dois anos atrás nada disto teria acontecido. - Está a ver como afinal andar acordado e ser responsável pode dar benefícios?Que grande lição da vida, não é?????
gg)Passo a passo a Ministra ia levando a água ao seu moinho, implementado medida após medida sem que nós reagíssemos, ela pensou que nos podia sugar o sangue todo de uma só vez. Chegou a altura de dizer BASTA de tanta malvadez e injustiça.-Um horror! Coitadinhos!
hh) VAMOS LÁ VER QUANTOS SÃO OS "ADESIVOS" QUE ESTÃO AO LADO DA MINISTRA CONTRA OS COLEGAS, a favor de uma política nefasta que só tem o objectivo de destruir a Escola Pública e enviar os professores para os psiquiatras. -- Olhe que eu estava capaz de lhe aconselhar um tratamento e uma baixa médica. Afinal vc já se lembrou disso! Mas tem que ser mesmo psiquiátrica? não pode ser por manifesta incompetência e falta de vergonha?
10 comentários:
Teria sido mais meigo - os destinatários apreciam muito o cunho pedagógico da coisa - mas subscrevo a substância.
Muito Bem MFerrer, muito bem.
Estes comentários são da mais elementar falta de conhecimento do que está a falar, neste caso a escrever.
Tenho pena que no meu pais de Abril alguém com responsabilidades, tem um blog logo tem responsabilidades, desconheça por completo as matérias dos seus posts, se isto é desconhecimento, porque pode muito bem ser cegueira politica, demagogia ou, ainda pior, populismo.
Anti PS Neoliberal,
Dá ideia de que vc andou a ler os libelos da Inquisição. Olhe que pode não gostar da forma e do estilo. Mas do conteúdo...para me desdizer tem que meter a mão na massa. É que não basta dizer que o que está escrito, não corresponde à verdade, está a ver? É mesmo preciso mostrar então qual é a verdade. Eu limitei-me a contrariar as aldrabices mais umas confusões e vem agora vc dizer que sou eu que não percebo do assunto?
Quer dizer: Os profes são umas vítimas e fartam-se de trabalhar. As crianças portuguesas, pelo menos 50% delas, é que não sabem disso e o contribuinte tem de pagar por todas as malfeitorias dessa classe acima de qq crítica. Parece-me um bom programa eleitoral. Porque é que não concorre nessa base? Podia ser que tivesse êxito, sei lá!
Não conte é com o meu voto, sff.
Caro MFERRER
é disto que eu gosto, malta frontal, é assim e mai nada!
Então aqui vai.
Os professorespodem ser tudo aquilo que você aqui diz, e até mais, se o quiser.
Vamos começar do principio,
a)Coordenação de Departamento não remunerada; é que você não sabe mas esta coordenação está fora do tempo corricular ou seja das 36 horas, e como deve saber se está fora do tempo normal de trabalho, ou seja das 36 horas, deveria ser pago à parte, certo? Ou agora a teoria é trabalhar sem ser pago?
b)Aulas de apoio não remuneradas; é que você não sabe mas esta aulas estão fora do tempo corricular ou seja das 36 horas, e como deve saber se está fora do tempo normal de trabalho, ou seja das 36 horas, deveria ser pago à parte, certo? Ou agora a teoria é trabalhar sem ser pago?
c)Aulas de substituição não remuneradas; Aqui não se coloca a situação porque as aulas de substituição são dadas dentro do tempo corricular.
d)Direcção de Instalações não remunerada; ?????????? não sei o que isto é.
e)Desenvolver actividades extracurriculares não remuneradas. é que você não sabe mas estas actividades estão fora do tempo corricular ou seja das 36 horas, e como deve saber se está fora do tempo normal de trabalho, ou seja das 36 horas, deveria ser pago à parte, certo? Ou agora a teoria é trabalhar sem ser pago?
f)Visitas de estudo não remuneradas, Sim remuneradas! Porque você não sabe mas estas actividades estão fora do tempo corricular ou seja das 36 horas, e como deve saber se está fora do tempo normal de trabalho, ou seja das 36 horas, deveria ser pago à parte, certo? Ou agora a teoria é trabalhar sem ser pago?
g)Reuniões fora de horas não remuneradas; Porra já tou farto de escrever a mesma coisa, Porque você não sabe mas estas actividades estão fora do tempo corricular ou seja das 36 horas, e como deve saber se está fora do tempo normal de trabalho, ou seja das 36 horas, deveria ser pago à parte, certo? Ou agora a teoria é trabalhar sem ser pago?
h)Reuniões à noite, fora de horas. , Os professores também têm vida própria, sabia? É que no antigamente existiam profissões que não podiam casar nem ter vida familiar mas isso foi no antigamente.
i)Ficar fechado na Escola horas sem fim, sem condições de trabalho, em vez de estar em casa a preparar as aulas. Sim porque eu onde trabalho estou fechado mas tenho condições para exercer a minha actividade, o que não se passa com os profs, a sala de profs tem dimensões reduzidas, pois foi construida para os profs estarem 10 minutos de vez em quando, não foram concebidas para estarem horas a fio, não têm condições de instalação nem de dimensão.
j)Estar na Escola à espera que um colega falte, como se os colegas cumpridores fossem os responsáveis pelos colegas faltistas; apontem uma outra profissão onde se passe o mesmo, as aulas de substituição servem para isso mesmo, o amigo MFERRER nunca faltou ao trabalho? Se calhar não, não trabalha!
Quer mais? é que já tou farto de dar ao dedo.
A Ministra em entrevista ao Publico diz isto:
"Não sei se é uma armadilha, mas tive a mesma ambição que outros ministros da Educação tiveram que é fazer e fazer rápido".
Fez rápido atabalhoadamente e sem nexo, criou, por exaustão de medidas, um mau estar na classe e na sociedade.
E também disse isto:
Garante, contudo, que também tem tido bons momentos. "Muitos." Pede-se-lhe que partilhe um. "Uma carta que recebi de um menino que recebeu um computador para ter em casa, não sei já em que circunstância, e escreveu-me a dizer: 'Quando for grande, vou inscrever-me no PS.' É tocante."
Eu digo hilariante, he he he !!!!
Não sei a razão de toda esta verborreia ter ido parar como comentário ao meu blog. Todavia, como sou democrata, publiquei o comentário mesmo não existindo concordância com o texto que pretensamente se pretende comentar.
Brás dos Santos,
Já lá coloquei as minhas desculpas pela não conformoidade entre os nossos textos.
Espero que releve a minha boa intenção de levar estas inquietações, sobre o estado da Educação, o mais longe possível.Creio modestamente que este é o problema central da nossa sociedade enquanto Nação. Mas é só a minha opinião.
Cumps
MFerrer
Anti PS Neoliberal,
Agradeço o esforço. Pena que tenha ficado pelas questões meramente financeiras e de "facilérrima" resolução.
Mas mesmo assim vamos lá:
Os professorespodem ser tudo aquilo que você aqui diz, e até mais, se o quiser.
Vamos começar do principio,
a)Coordenação de Departamento não remunerada; é que você não sabe mas esta coordenação está fora do tempo corricular ou seja das 36 horas, e como deve saber se está fora do tempo normal de trabalho, ou seja das 36 horas, deveria ser pago à parte, certo? Ou agora a teoria é trabalhar sem ser pago?
RE:Os profs têm horário de 35h/samana. Dessas 35, 7 ou 8 serão de trabalho individual( testes, prep.aulas, etc); as restantes 27 ou 28h são de trabalho dentro da Escola. A componente lectiva destes coordenadores seria no "pior" cenário de 22h, pelo que ainda sobrariam 5h para a coordenação. Mas, como estes profs/coordenadores, já têm redução da componente lectiva, entre seis e dez h, resulta que para a coordenação dispôem de 11 a 15 horas por semana. Nada mau!
b)Aulas de apoio não remuneradas; é que você não sabe mas esta aulas estão fora do tempo corricular ou seja das 36 horas, e como deve saber se está fora do tempo normal de trabalho, ou seja das 36 horas, deveria ser pago à parte, certo? Ou agora a teoria é trabalhar sem ser pago?
RE: Nenhum professor tem actividade destribuida na Escola para além das já descritas 27/28 h. Tudo o resto é tempo que deve estar disponível para a Escola. verifique se na sua escola há alguma ilegalidade neste caso...Caso haja, vc deve escrever á DRE.
c)Aulas de substituição não remuneradas; Aqui não se coloca a situação porque as aulas de substituição são dadas dentro do tempo corricular.
RE: "Tempo Curricular" ninguém neste país pode dizer o que é. A compnt. lectiva são as aulinhas. A compnt. ñ lectiva, divide-se tempo na Escola e tempo de gestão individual do prof.
d)Direcção de Instalações não remunerada; ?????????? não sei o que isto é.
RE: Não sabe vc e nmais nunguém !!!
e)Desenvolver actividades extracurriculares não remuneradas. é que você não sabe mas estas actividades estão fora do tempo corricular ou seja das 36 horas, e como deve saber se está fora do tempo normal de trabalho, ou seja das 36 horas, deveria ser pago à parte, certo? Ou agora a teoria é trabalhar sem ser pago?
RE: ver a resposta acima. Para a mesma situação, a mesma resposta sobre tempos lectivo e não lectvos. O resto são tretas!
f)Visitas de estudo não remuneradas, Sim remuneradas! Porque você não sabe mas estas actividades estão fora do tempo corricular ou seja das 36 horas, e como deve saber se está fora do tempo normal de trabalho, ou seja das 36 horas, deveria ser pago à parte, certo? Ou agora a teoria é trabalhar sem ser pago?
RE: Ver a resposta acima. Para a mesma situação, a mesma resposta sobre tempos lectivo e não lectvos. O resto são tretas!
g)Reuniões fora de horas não remuneradas; Porra já tou farto de escrever a mesma coisa, Porque você não sabe mas estas actividades estão fora do tempo corricular ou seja das 36 horas, e como deve saber se está fora do tempo normal de trabalho, ou seja das 36 horas, deveria ser pago à parte, certo? Ou agora a teoria é trabalhar sem ser pago?
RE: Ver a resposta acima. Para a mesma situação, a mesma resposta sobre tempos lectivo e não lectvos. O resto são tretas! Os profs se calhar queriam que o contribuinte lhes pagasse em dobro as horas que passam em reuniões pro-sindicais...
h)Reuniões à noite, fora de horas. , Os professores também têm vida própria, sabia? É que no antigamente existiam profissões que não podiam casar nem ter vida familiar mas isso foi no antigamente.
RE: Quem lhes marcou essas reuniões pró-sindicais e toda a gente tem direitoa descanço. Até os professores, veja lá!
i)Ficar fechado na Escola horas sem fim, sem condições de trabalho, em vez de estar em casa a preparar as aulas. Sim porque eu onde trabalho estou fechado mas tenho condições para exercer a minha actividade, o que não se passa com os profs, a sala de profs tem dimensões reduzidas, pois foi construida para os profs estarem 10 minutos de vez em quando, não foram concebidas para estarem horas a fio, não têm condições de instalação nem de dimensão.
RE: Isso não é verdade nem para os profs nem para as outras profissões que nem todas são de estar sentado numa secretária...
Todos podem ir para as Biblioteca sdas Escolas onde há excelentes condições. Até têm, algumas, ar condicionado... Também não sabia?
j)Estar na Escola à espera que um colega falte, como se os colegas cumpridores fossem os responsáveis pelos colegas faltistas; apontem uma outra profissão onde se passe o mesmo, as aulas de substituição servem para isso mesmo, o amigo MFERRER nunca faltou ao trabalho? Se calhar não, não trabalha!
RE: Deixe-se de tentativas de ser ordinário e de tentar ofender. Trabalho e muito há mais de 36 anos!
Em qualquer caso aplica-se o que lhe disse acima:Nenhum professor tem actividade destribuida na Escola para além das já descritas 27/28 h. Tudo o resto é tempo que deve estar disponível para a Escola.
Quer mais? é que já tou farto de dar ao dedo.
RE: Pode continuar se desejar. Mas já agora melhore a ortografia: Curriculo , em português, escreve-se como eu o faço e não como vc...
MFerrer
Foi só esse o erro que encontrou? tou a melhorar.
MFERRER
Só existirá razão válida para os professores estarem na escola se estiverem a exercer a actividade para que nós contribuintes lhes pagamos, ENSINAR, PREPARAR AULAS, CORRIGIR TESTES, FALAR COM ENC. EDUCAÇÃO ou ALUNOS, para o efeito têm que ter condições para o fazer, não é em salas exíguas e em escolas onde não existem bibliotecas que o vão fazer, eu já lhe fiz uma vez 3 perguntas, se era professor se tinha algum familiar professor ou um amigo professor, alguém que lhe possa dizer qual é o ambiente que hoje se vive nas escolas, quem é que está a sofrer com esta guerra, com esta catadupa de medidas avulsas impostas ao ensino e que caiem em cima dos professores como pedras de uma derrocada.
MFERRER
A grande manifestação de professores movimentou, segundo dados da policia 120.000 professores, ou seja, cerca de 80% da totalidade destes trabalhadores, diga-me com toda a sinceridade, acha que são todos do PCP? ou manobrados pelo PCP? ou 120.000 não têm razão e quem tem razão é 1 a ministra? detentora de todo o saber, pessoa que nunca entrou numa escola secundária para leccionar?
ver Currículo em:
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Composicao/Perfil/MariaLurdesRodrigues.htm
Cumprimentos.
Enviar um comentário